Apresentação do Maya e do 3ds Max Indie
 

Perguntas e respostas

Descrição geral
Agora, os recém-licenciados, freelancers, programadores de jogos independentes, utilizadores ocasionais e artistas 3D principiantes dispõem de um acesso mais económico ao software Autodesk® Maya® e Autodesk® 3ds Max®.

 

Leia as nossas Perguntas frequentes para determinar se é elegível para subscrever o Maya ou o 3ds Max para utilizadores independentes.

Perguntas e respostas

 

  1. Quem é elegível para subscrever?
    É elegível para subscrever se preencher os seguintes requisitos.
    • A faturação bruta anual dos utilizadores/organizações, resultante do trabalho criativo, tem de ser inferior ao limite máximo estipulado para o respetivo país.
    • Não poderá utilizar a licença em qualquer projeto avaliado em mais de 100.000 USD. 
    • Só é possível utilizar uma (1) licença por utilizador ou organização
    • A oferta só é elegível nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, Bulgária , Croácia, Chipre, Estônia, Grécia, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Islândia, Lichtenstein, Austrália, Índia, Nova Zelândia, Cingapura, Japão, Coréia, Malásia e China.
       
  2. Como posso aceder ao 3ds Max e/ou ao Maya para utilizadores independentes?
    Pode comprar uma subscrição do 3ds Max e do Maya para utilizadores independentes online, através da Loja eletrónica da Autodesk, no site da comunidade AREA.
     
  3. Enquanto subscritor do 3ds Max/Maya para utilizadores independentes, tenho acesso às vantagens da subscrição?
    Sim, os subscritores têm acesso às vantagens da subscrição da Autodesk.
     
  4. O 3ds Max/Maya para utilizadores independentes é uma versão simplificada do software?As ofertas de produtos Indie incluem as mesmas funções e funcionalidade que as versões de software completas do 3ds Max e do Maya.
     
  5. Existe alguma versão experimental gratuita disponível para o 3ds Max/Maya para utilizadores independentes?
    Não existe qualquer período experimental gratuito disponível para os produtos Indie do 3ds Max ou do Maya. No entanto, existem versões experimentais gratuitas disponíveis tanto para o 3ds Max como para o Maya.
     
  6. Os produtos Indie estão disponíveis a nível global?
    O 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes só estão disponíveis nos sites das Lojas eletrónicas da Autodesk habituais de: Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, Bulgária , Croácia, Chipre, Estônia, Grécia, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Islândia, Lichtenstein, Austrália, Índia, Nova Zelândia, Cingapura, Japão, Coréia, Malásia e China.
     
  7. A subscrição de produtos Indie pode ser feita mensalmente??
    As ofertas de produtos Indie do 3ds Max e do Maya só estão disponíveis sob a forma de uma subscrição anual.
     
  8. Qual é a diferença entre o 3ds Max/Maya para utilizadores independentes e a versão de estudante do 3ds Max e do Maya?
    Apenas as instituições de ensino qualificadas e estudantes atuais são elegíveis para uma licença de estudante. A licença de estudante só pode ser utilizada para fins de aprendizagem, formação e investigação. O Maya Indie e o 3ds Max Indie podem ser utilizados para fins comerciais, profissionais ou outros fins lucrativos.
     
  9. Tenho atualmente acesso ao Maya/3ds Max Indie através do programa piloto. Em que é que isto me afeta?
    Se já subscreve o Maya/3ds Max Indie através do programa piloto, a sua subscrição expira no fim do período de vigência do contrato. Se, quando a sua subscrição chegar ao fim, continuar a preencher os requisitos de elegibilidade desta oferta (consulte a pergunta 1), poderá subscrever a nova oferta de produtos Indie.
     
  10. O que acontece no fim da minha subscrição anual do Maya ou do 3ds Max para utilizadores independentes?
    À semelhança de outras subscrições da Autodesk, tanto o Maya como o 3ds Max para utilizadores independentes são renovados automaticamente no fim do período de vigência do contrato. Saiba mais sobre como gerir as definições de renovação automática no site Autodesk Knowledge Network.
     
  11. Posso utilizar a minha licença de produtos Indie para fins comerciais?
    Ao contrário do que acontece com uma licença de estudante, os produtos Indie estão disponíveis para fins comerciais, desde que preencha os requisitos de elegibilidade (consulte a pergunta 1).
     
  12. O meu produto Indie inclui o mecanismo de renderização Arnold?
    Sim, os produtos Indie disponibilizam integralmente as mesmas funcionalidades e capacidades que a versão completa, incluindo o mecanismo de renderização integrado Arnold. No entanto, o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes não incluem uma licença do mecanismo de renderização Arnold.
     
  13. Qual é a diferença entre o Maya para utilizadores independentes e o Maya LT?
    O Maya para utilizadores independentes é uma versão completa do Maya destinada a qualquer utilizador ou organização elegível. O Maya LT é uma versão simplificada do Maya concebida especificamente para programadores de jogos independentes. O Maya LT não tem requisitos de elegibilidade associados e não inclui capacidades de renderização, funcionalidades para elementos dinâmicos ou ferramentas de animação gráfica. Para explorar a lista completa de diferenças entre o Maya e o Maya LT, visite o site https://www.autodesk.com/compare/compare-features/maya-vs-maya-lt
     
  14. Sou freelancer e fui contratado por um estúdio que gera receitas brutas superiores a 100.000 USD. Posso utilizar o 3ds Max ou o Maya Indie?  

    Se a empresa contratante o contratou para fornecer um produto digital específico (como um modelo ou fotograma renderizado) avaliado em menos de 100.000 USD, poderá utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes.  

    Contudo, se a empresa o contratou por um determinado período para trabalhar num projeto, teria de ser adquirida uma licença comercial completa para esse período.  
     

  15. Estou a trabalhar num jogo independente que ainda não gerou receitas. Contudo, estou a receber um financiamento superior a 100.000 USD. Ainda sou elegível para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes? 

    Se o seu jogo recebeu financiamento acima do limite de 100.000 USD, não é elegível para os produtos Indie e deve utilizar as versões comerciais completas dos produtos. 
     

  16. Faço parte de um pequeno grupo de artistas que estão a trabalhar num projeto em paralelo com as respetivas ocupações principais. Cada artista do grupo aufere rendimentos superiores a 100.000 USD provenientes das suas ocupações principais. Não formámos uma entidade legal no contexto do nosso projeto paralelo. Se o rendimento do nosso projeto paralelo foi inferior a 100.000 USD, somos elegíveis para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes? 

    Se não formaram uma entidade legal e as receitas brutas do projeto paralelo forem inferiores a 100.000 USD, é elegível para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes. 
     

  17. Sou freelancer e estou a trabalhar num projeto que, eventualmente, irá gerar receitas superiores a 100.000 USD, mas ainda não atingiu esse montante. Posso mesmo assim utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes? 

    Sim, pode utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes até que as suas receitas atinjam o montante de 100.000 USD. Nessa altura, teria de mudar para a versão comercial completa do 3ds Max e/ou do Maya. 
     


Mais detalhes sobre os requisitos de elegibilidade do 3ds Max e Maya para utilizadores independentes
 

 

A licença da versão Indie do software Autodesk® 3ds Max® e Autodesk® Maya® destina-se a proporcionar aos artistas independentes uma forma mais acessível de licenciar o 3ds Max e o Maya para os respetivos projetos comerciais. Contudo, não se destina a ser utilizada por pessoas ou organizações que gerem recetais superiores a 100.000 USD* por ano ou em projetos com orçamentos acima dos 100.000 USD.  

 

Tenha em atenção que, se estiver a trabalhar como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano, não pode obter uma licença para utilizar o Maya ou o 3ds Max Indie, independentemente de ser um freelancer, subcontratado ou empregado a tempo parcial ou a tempo inteiro. Neste caso, deve utilizar uma licença de subscrição completa. A empresa deve adquirir uma licença para si ou poderá adquirir uma licença sozinho (quer a cobre ou não à empresa para a qual está a trabalhar). O objetivo é impedir que as empresas evitem pagar à Autodesk pela licença de software que utilizam nos seus projetos. 

 

Esta restrição aplica-se quando trabalha como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano. A restrição não se aplica à venda de bens digitais a essas organizações, desde que as suas receitas anuais totais provenientes de tais vendas não excedam o limite de 100.000 USD. 

 

Seguem-se alguns cenários de exemplo que ajudam a melhor compreender quando e onde é elegível para utilizar o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes: 

 

Cria e vende produtos digitais e foi abordado por uma empresa de jogos com receitas anuais superiores a 100.000 USD para lhes fornecer um ativo (quer seja genérico ou personalizado). É-lhe pago um preço fixo pelo "produto" entregue. Neste caso, se as suas receitas forem inferiores a 100.000 USD, pode utilizar a versão para utilizadores independentes. Os exemplos de ativos podem ser modelos 3D, texturas ou até imagens renderizadas. 

 

É abordado por uma empresa de arquitetura com receitas superiores a 100.000 USD para trabalhar como freelancer na criação de uma visualização. É-lhe paga uma tarifa horária/diária/semanal até o projeto ficar concluído e os ativos pertencem à empresa. Neste caso, não pode utilizar a licença para utilizadores independentes. 

 

A principal distinção é se o que está a fazer pode ser razoavelmente considerado como trabalho próprio ou assalariado. Se está a produzir e a vender a sua própria propriedade intelectual (PI) e auferir menos de 100.000 USD/ano, qualifica-se para utilizar a versão para utilizadores independentes. Se trabalha como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano, mesmo que as suas receitas sejam inferiores a este montante, não se qualifica para utilizar a versão para utilizadores independentes. Esperamos que as empresas que geram receitas superiores a 100.000 USD/ano paguem as licenças comerciais completas do software de que necessitam (bem como os artistas).  

 

*Tenha em atenção que este limite varia dependendo do país de utilização.  

  
© Copyright 2020 Autodesk Inc. Todos os direitos reservados | â€¯Declaração de privacidade | Avisos legais | Comunicar não conformidade
©Autodesk 2020