Descrição geral
Agora, os recém-licenciados, freelancers, programadores de jogos independentes, utilizadores ocasionais e artistas 3D principiantes dispõem de um acesso mais económico ao software Autodesk® Maya® e Autodesk® 3ds Max®.
Leia as nossas Perguntas frequentes para determinar se é elegível para subscrever o Maya ou o 3ds Max para utilizadores independentes.
Perguntas e respostas
Sou freelancer e fui contratado por um estúdio que gera receitas brutas superiores a 100.000 USD. Posso utilizar o 3ds Max ou o Maya Indie?
Se a empresa contratante o contratou para fornecer um produto digital específico (como um modelo ou fotograma renderizado) avaliado em menos de 100.000 USD, poderá utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes.
Contudo, se a empresa o contratou por um determinado período para trabalhar num projeto, teria de ser adquirida uma licença comercial completa para esse período.
Estou a trabalhar num jogo independente que ainda não gerou receitas. Contudo, estou a receber um financiamento superior a 100.000 USD. Ainda sou elegível para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes?
Se o seu jogo recebeu financiamento acima do limite de 100.000 USD, não é elegível para os produtos Indie e deve utilizar as versões comerciais completas dos produtos.
Faço parte de um pequeno grupo de artistas que estão a trabalhar num projeto em paralelo com as respetivas ocupações principais. Cada artista do grupo aufere rendimentos superiores a 100.000 USD provenientes das suas ocupações principais. Não formámos uma entidade legal no contexto do nosso projeto paralelo. Se o rendimento do nosso projeto paralelo foi inferior a 100.000 USD, somos elegíveis para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes?
Se não formaram uma entidade legal e as receitas brutas do projeto paralelo forem inferiores a 100.000 USD, é elegível para o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes.
Sou freelancer e estou a trabalhar num projeto que, eventualmente, irá gerar receitas superiores a 100.000 USD, mas ainda não atingiu esse montante. Posso mesmo assim utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes?
Sim, pode utilizar o 3ds Max ou o Maya para utilizadores independentes até que as suas receitas atinjam o montante de 100.000 USD. Nessa altura, teria de mudar para a versão comercial completa do 3ds Max e/ou do Maya.
A licença da versão Indie do software Autodesk® 3ds Max® e Autodesk® Maya® destina-se a proporcionar aos artistas independentes uma forma mais acessível de licenciar o 3ds Max e o Maya para os respetivos projetos comerciais. Contudo, não se destina a ser utilizada por pessoas ou organizações que gerem recetais superiores a 100.000 USD* por ano ou em projetos com orçamentos acima dos 100.000 USD.
Tenha em atenção que, se estiver a trabalhar como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano, não pode obter uma licença para utilizar o Maya ou o 3ds Max Indie, independentemente de ser um freelancer, subcontratado ou empregado a tempo parcial ou a tempo inteiro. Neste caso, deve utilizar uma licença de subscrição completa. A empresa deve adquirir uma licença para si ou poderá adquirir uma licença sozinho (quer a cobre ou não à empresa para a qual está a trabalhar). O objetivo é impedir que as empresas evitem pagar à Autodesk pela licença de software que utilizam nos seus projetos.
Esta restrição aplica-se quando trabalha como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano. A restrição não se aplica à venda de bens digitais a essas organizações, desde que as suas receitas anuais totais provenientes de tais vendas não excedam o limite de 100.000 USD.
Seguem-se alguns cenários de exemplo que ajudam a melhor compreender quando e onde é elegível para utilizar o 3ds Max e o Maya para utilizadores independentes:
Cria e vende produtos digitais e foi abordado por uma empresa de jogos com receitas anuais superiores a 100.000 USD para lhes fornecer um ativo (quer seja genérico ou personalizado). É-lhe pago um preço fixo pelo "produto" entregue. Neste caso, se as suas receitas forem inferiores a 100.000 USD, pode utilizar a versão para utilizadores independentes. Os exemplos de ativos podem ser modelos 3D, texturas ou até imagens renderizadas.
É abordado por uma empresa de arquitetura com receitas superiores a 100.000 USD para trabalhar como freelancer na criação de uma visualização. É-lhe paga uma tarifa horária/diária/semanal até o projeto ficar concluído e os ativos pertencem à empresa. Neste caso, não pode utilizar a licença para utilizadores independentes.
A principal distinção é se o que está a fazer pode ser razoavelmente considerado como trabalho próprio ou assalariado. Se está a produzir e a vender a sua própria propriedade intelectual (PI) e auferir menos de 100.000 USD/ano, qualifica-se para utilizar a versão para utilizadores independentes. Se trabalha como assalariado para uma organização que gera receitas superiores a 100.000 USD por ano, mesmo que as suas receitas sejam inferiores a este montante, não se qualifica para utilizar a versão para utilizadores independentes. Esperamos que as empresas que geram receitas superiores a 100.000 USD/ano paguem as licenças comerciais completas do software de que necessitam (bem como os artistas).
*Tenha em atenção que este limite varia dependendo do país de utilização.